segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Chás: Para o que cada um serve?


Olá
 
    Chá é uma delicia, quentinho, morno ou frio, não importa. Fazem bem, são naturais, um remedinho caseiro fácil de achar. Os benefícios exalam junto ao seu cheirinho: chás são diuréticos e digestivos, atuam no intestino grosso e rins, ai vem... 'chá de tal coisa emagrece'... Naquela montuera de caixinhas e saquinhos no supermercado e lojinhas naturais, as vezes ficamos sem saber pra que serve e se vai nos ajudar. Bem... Reuni os princípios básicos da maioria dos chás pra ajudar nessa escolha.

-Chás Diuréticos: Agem nos rins e no córtex da glândula supra-renal, inibindo a produção do hormônio cortisona, que bloqueia a perda de peso ou, pior, engorda: cavalinha, dente-de-leão, cabelo-de-milho, sabugueiro, abacateiro, quebra-pedrae salsa.

-Chás Digestivos: Contêm substâncias que atuam no fígado, onde é fabricada a bílis, que dissolve a gordura em moléculas menores, facilitando sua absorção pelo intestino: hibisco, cáscara-sagrada, zedoária, psilium e fucus.
- Chás Calmantes: Agem no sistema nervoso central, acalmando e baixando a ansiedade, que costuma desencadear a compulsão à comida: alecrim , hortelã, capim-limão, camomila, melissa, jasmim, mulungu e aniz.

- Chás Desintoxicantes: O principal papel dessas ervas é captar as toxinas do organismo, eliminando-as por meio da urina, das fezes e do suor e, com isso, colocando um fim no desequilíbrio que ocasiona o aumento de peso: alfafa, salsaparrilha, zedoaria, chá-verde, espinheira-santa, bardana.

- Chás Emagrecedores: Têm princípios ativos que agem nos rins, no fígado e, principalmente, no intestino: alfafa, cavalinha, cana-do-brejo, graviola, cabelo-de-milho, carqueja, capim-limão.

    Sempre que pesquiso sobre chás emagrecedores e coisa e tal, ate mesmo sobre os outros, acabo encontrando algumas contradições e tal. Então, sabendo de tudo acima, procurei reunir os melhores que ajudam a emagrecer, uma lista simples ai é só escolher qual quer tomar.
-alcaçuz: diurética e laxante, alem de anti-inflamatório.
-alecrim: reduz a ansiedade (dá aquela vontade louca de comer, tome uma xícara)
-barbana: diurética, laxante e purificante.
-carqueja: diurético, auxilia na digestão e prisão de ventre.
-cavalinha: laxante e diurética.
-chá de amora: contem vitamina C e E, laxante leve e adstringente.
-chá branco: desincha, diurético, desintoxica e acelera o metabolismo, facilitando a queima de gordura.
-chá verde: contem antioxidantes, desincha, diurético, desintoxica e acelera o metabolismo.
-hibisco: facilita a queima de gordura, digestivo e ajuda na retenção de líquidos.
-porangaba: diurético.
-oliveira: possui potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco. Antioxidante, acelera o metabolismo e é considerado 300% mais poderoso que o chá verde (nunca tomei e nem sabia, vou comprar pra ver)
-sene: laxante.

    Chás realmente fazem tudo isso, mas não espere que tomar 2L dele faça você emagrecer comendo feito uma porca. Chás apenas auxiliam, ter uma dieta é que vai potencializar esses efeitos, alem de alguma atividade física(andar faz bem e serve, sabia?). Alguns devem ser tomados com precaução, principalmente os laxantes para não entrar em constipação. Varie. Tome 3 xícaras de chá diariamente, de preferencia antes das refeições, ou se não consegue ficar sem tomar nada enquanto come, substitua o refrigerante estriento por ele; mas lembre-se: tome sem açúcar, 0 calorias é sempre bom. Mas se acha algum chá amargo demais, mel é natural e faz bem (prefiro amargo do que colocar mel, na boa hahaha). Tambem pode mistura-los, mas tome cuidado e consuma os chás sempre no mesmo dia, com o passar do tempo ele perde suas propriedades.

    Fiquei um bom tempo sem tomar chá e agora voltei a usa-los, tinha esquecido como eram bons e ajudam. Tenho varias caixinhas e pacotinho variados aqui em casa, os meu favoritos são: Cidreira (o único que adoço por motivos sentimentais, lembra infância na casa da vovó), hortelã, chá verde (odiei a primeira vez que tomei, achei amargo demais, agora tomo sem nada e acho maravilhoso), capim limão e o bom e velho matte/chá preto.
Quais os favoritos de vocês?















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, divida suas experiencias, dicas, tudo é bem vindo.