sábado, 19 de outubro de 2013

Anorexia e Bulimia - Pró-ana e pró-mia


 Bulimia e anorexia são ambos transtornos alimentares já 'conhecido' por muitos, mas o que são de fato?

Anorexia:


  A imagem acima é a mais comum quando se fala do caso. Uma pessoa magra que se vê gorda. A anorexia é um transtorno alimentar e psicológico, causada pela falta de alimentação adequada. Um anoréxico mesmo estando mais magro do que o ideal (ou chegando a esse ponto) não se vê ou não se aceita de tal forma, buscando ficar cada vez mais magro. Casos de anorexia, alem de prejudicar a saúde, também geram casos de depressão em que a pessoa cria aversão ao próprio corpo por não estar no peso 'ideal'.


Bulimia:

  É um transtorno alimentar em que há períodos de compulsão, acaba comendo demais (ou mais do que acha que é adequado para ela) e se pude. Quando essa compulsão alimentar acontece, a pessoa normalmente recorre a meios para se 'livrar' da culpa e do alimento, por meio de: vomito induzido(a famosa miada), laxantes, excesso de exercícios físicos e períodos seguintes em jejum prolongado. Um bilimico não é necessariamente um anoréxico, pois a bulimia é caracterizada pela perda do controle na alimentação e o remorso/culpa por este, recorrendo ao método já citado.

Causas: 
  Quando se pesquisa algo sobre, sempre aparece que as causas não são conhecidas e fazem suposições, claro, são textos científicos, não podem opinar. Mas sabemos qual é a razão de ambas doenças existirem. Você não vê uma gorda em um comercial de sutiã e nem sendo a protagonista disputada por todos os caras nos filmes, muito menos modelos internacionalmente famosas de tamanho 44. A felicidade mostrada e que você deve alcançar, vem em forma de números, tanto em quilos quanto em circunferência de quadril e cintura. "Se você for magra, vai entrar em uma calça 36 e  as pessoas vão reparar em você, você será bonita". Pessoas que chegam ao ponto de serem anorexias ou de terem casos de bulimia, muitas vezes sofreram com suas formas anteriores ou nunca se gostaram da maneira que eram. 

Pró-ana e pró-mia:
  São simplesmente pessoas que são a favor da ana (anorexia) e a mia(bulimia).


 Opinião: Apesar de ter feito um blog sobre tal coisa, sou meio contraditória. Acho certos métodos exagerados, algumas metas absurdas e alguns estágios inacreditáveis. Sim, acho o corpo magro bonito, mas o mais importante é você se sentir bem com ele, estar bem, conseguir levantar da cama e não precisar ir ao hospital tomar soro e remédios. 
 Se olhar no espelho e não gostar do que vê, já sentiu isso? É horrível, não é?  Então busque o que quer, mas busque principalmente ficar bem, se manter. Não adianta conseguir chegar aos 48kg se era mais feliz quando tinha 60kg.

Um comentário:

  1. cansei de ser chamada de minha gordinha,meu bolinho de bosta isso tudo machuca muito.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, divida suas experiencias, dicas, tudo é bem vindo.